13 de julho de 2012

A energia através dos ventos – Parte 2


Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista e de Produção

O Potencial eólico no Brasil

Para o cálculo do recurso eólico disponível, estudamos o comportamento estatístico do vento durante 24 horas, sempre distribuído pelos meses e pelas estações do ano, leva-se também em consideração todos os parâmetros regionais e locais.




O vento é influenciado pelas formas do relevo, a rugosidade do terreno, o efeito orográfico que variarão sobre o seu comportamento com a altura do local e a presença de obstáculos nos em tornos.
Tecnicamente apenas 2% de toda a energia solar será transformada em condições propícias de vento, o estudo ao longo do dia, tendo em vista que a velocidade do vento poderá variar significativamente em curtas distâncias.
Apesar das variações dos parâmetros topográficos, as velocidades dos ventos também variam o seu comportamento com a altura, ocasionando a redução ou aceleração na velocidade do vento. 


Mapas dos ventos no Brasil – imagem disponível em http://www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/imagens/energia_eolica_brasil.gif

Quando se decide na instalação de um parque eólico, é preciso ter um levantamento detalhado das características do local, principalmente todas as condições do terreno no qual se pretende instalar os aerogeradores, nomeadamente os desníveis do terreno, a existência de obstáculos e a orografia da área para se obter o melhor rendimento possível.
Os desníveis do terreno diminuem a velocidade do vento, sendo que obstáculos (como, por exemplo, a presença de árvores ou edifícios), e as superfícies acidentadas provocam turbulências que incidem negativamente no aproveitamento do vento. Estes fatores provocam, além dos já referidos, um maior desgaste nos aerogeradores.
Por outro lado, aproveitar a orografia da área é sinônimo de vantagens e de maior rendimento e eficiência, assim, uma boa opção pode ser situar os aerogeradores em “zonas túnel”, ou entre duas elevações, onde a velocidade do vento é geralmente maior.

Sentido dos ventos e velocidade conforme a altura – imagem disponível em  http://meteoroufpel.blogspot.com.br/


Também é muito frequente instalar os parques eólicos nos topos de colinas, já que a maiores altitudes, a velocidade do vento também o será. 

Imagem de Parque Eólico em montes de Portugal

Fontes:




Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.





Um comentário:

  1. Reportagem com custos e vantagens da energia solar
    www.youtube.com/watch?v=yhuxiin-Mcs

    ResponderExcluir

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails